quarta-feira, dezembro 21, 2005

Colecção Berardo



Joe Berardo, o empresário madeirense que fez fortuna na África do Sul, possui umas das colecções privadas mais valiosas do mundo. A colecção Berardo é uma grande e importante colecção de arte internacional do séc.XX, uma perspectiva histórica do que é a arte moderna e contemporânea, uma percurso didáctico através dos grandes movimentos e tendências do século, com obras referenciais pela sua qualidade e representativas dos principais artistas. Parte dela pode ser vista no Sintra Museu de Arte Moderna, mas o grosso da colecção está em depósito no CCB. Eu tive a oportunidade de apreciar um dos núcleos mais representados na colecção- O Surrealismo- que estava em exposição no Palácio da Galeria da Câmara Municipal de Tavira. Nessa altura, eu sabia da existência e da quantidade imensa dessa colecção (cerca de 4000 peças), mas deparei-me com obras de grandes nomes como Picasso, Miró, Magritte, Max Ernst, Yves Tanguy, Man Ray, André Masson, Francis Picabia, Giorgio de Chirico, entre outros. A questão agora era perceber se se tratavam de obras conhecidas internacionalmente ou de apenas algumas obras com menor projecção contando apenas com a assinatura na tela desses artistas anteriormente mencionados. E, para grande surpresa minha, a maioria das obras são conhecidas a nível internacional e de reconhecida importância artística. E não é que este homem possui no seu espólio a obra pioneira do Surrealismo (Cadavre Exquis de André Breton). Trago-vos aqui, então, uma das obras presentes nessa colecção- White lobster telephone de Salvador Dalí, 1936.

Trata-se de um objecto de funcionamento simbólico. Este telefone cujo auscultador é uma lagosta branca não deixa mesmo assim de surpreender pela sua capacidade humoral, e sobretudo de nos fazer pensar na reacção que terá obtido em 1936, ano em que foi mostrado (na sua versão primeira de exposição nova iorquina a lagosta estava viva) dividindo os públicos entre uma aceitação snob e no fundo incompreensiva ou uma reactividade natural diante do seu absurdo inerente.
Entretanto, a polémica sobre a atribuição de um espaço definitivo para esta colecção parece estar quase concluída (CCB), após inúmeras ameaças do coleccionador na qual afirmava que existiam sérias solicitações do governo francês no sentido de albergar a sua colecção. Foram mesmo atribuídas a Joe Berardo as insígnias de Cavaleiro da Legião de Honra. A colecção Berardo- escultura,pintura e instalações- está presente no CCB até o final do ano,tomando o espaço e a habitação como temas.

Construir, Desconstruir, Habitar Exposição semi-temporária
Terça a Domingo das 10h ás 19h; última entrada ás 18h15 ;CCB Galeria 4