quinta-feira, abril 20, 2006

The Legendary Paulo Furtado


O que é que este álbum traz de novo aos fãs do The Legendary Tiger Man?
Podem encontrar novas soluções estéticas, nomeadamente do ponto de vista rítmico. Acabei por usar algumas coisas novas. Não uso apenas o bombo e o prato-choque-acústico, uso instrumentos electrónicos, apesar de tocados também em tempo real. Não há caixa de ritmos nem nada disso, mas há uma componente electrónica com alguma força dentro do disco. Por outro lado, é um disco gravado em condições como nenhum dos outros tinha sido gravado, portanto, acaba por ter um som bastante mais potente do que os discos anteriores. Foi um disco gravado com o Mário Barreiras e isso também se reflecte bastante na sonoridade do álbum. Mas de um modo geral estou bastante contente com ele[disco].” In acabra.net

De The Legendary Tiger Man costuma-se dizer ser a “one man band” de Paulo Furtado. Na intricada língua portuguesa, coexistiria entre a “banda de um só homem” e a “banda de um homem só”. Paulo Furtado não é, de facto, um homem só. Na parte musical, conta com as participações dos Dead Combo, João Doce (companheiro nos Wray Gunn) e DJ Nel’assassin. Dando seguimento à sua paixão de combinar cinema e música, vários realizadores portugueses, como Edgar Pêra, dirigem curtas metragens que acompanham o trabalho do músico de Coimbra.

Ao terceiro álbum, desfaz-se o mistério. Masquerade, vem-nos dizer que há de facto um homem por trás da máscara, por trás de The Legendary Tiger Man. Depois de Naked Blues e Fuck Christmas, I’ve got the Blues, Legendary Tiger Man oferece-nos um disco mais maduro. No fim dos últimos álbuns, estava provado que havia Blues em Portugal. Havia uma missão cumprida. Podia, agora, evoluir. E foi o que fez, para um trabalho marcadamente mais Rock. Menos preso a um género, ganhas mais força.

Ainda assim, ou talvez por isso mesmo, não esquece as suas origens e podemos ainda ouvir o Oeste americano em pradarias musicais onde riffs de guitarra se degladiam de pistola em riste numa paisagem com pôr do sol ao fundo. É o que acontece em “Let me give it to you”, música que antecede um dos covers do cd. “Blue Moon Baby”, de Dave Diddley Day. O outro é “Route 66” de Bobby Troup, música que apresenta um dos principais intervenientes em Masquerade, Iggy Pop. Fazendo-se sentir um pouco por todo o lado, a sua presença é ainda comprovada pelos seus filhos, os Strokes, que dão um arzinho da sua graça em “Honey, you’re too much”, single de apresentação de Masquerade. Para os saudosos do velhinho Blues “Bad luck Rhythm’Blues machine” é bom ponto de partida.

Paulo Furtado apresenta-se como o maior ícone da cena musical alternativa portuguesa dos últimos anos e, acima de tudo, dos próximos. Ele que, iconoclastamente, se esconde por trás do homem que segura todas as mulheres dos seus cds, The Legendary Tiger Man. Senhor dos palcos, figura máxima dos Blues portugueses, é a máscara, neste caso Masquerade, quem o desmascara. Paulo Furtado, o “one man band” português. Para quê mais, quando um só chega. “Someone burned down this town”. Não se está nada a ver quem foi.
Título: Masquerade
Autor: The Legendary Tiger Man
Nota: 8/10

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ola!

É só para te dar os parabéns porque, assim à primeira vista o teu blog parecemuito interessante e muito bem escrito.

Com os meus melhores cumprimentos e votos de muito sucesso,

Alexandre Ferreira

1:36 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home