quinta-feira, abril 13, 2006

6º Prémio Fotojornalismo Visão/BES



O 6º Prémio Fotojornalismo VISÃO/Banco Espírito Santo distinguiu trabalhos de profissionais portugueses, levantou questões sobre ética e exploração, e trouxe a Portugal nomes grandes da fotografia de guerra
in «Visão»
É desta forma que a revista Visão introduz o artigo sobre este prestigiado prémio da fotografia nacional. É explícito que a cerimónia teve dois momentos distintos: o debate entre os nomes grandes da fotografia de guerra; e a entrega dos prémios ao fotógrafos portugueses.
O debate inclinou-se sobre temáticas não consensuais da fotografia de guerra, como a prevalência dos redactores sobre os fotojornalistas, os limites da exploração emocional em cenários de morte e sofrimento ou, os cuidados com a fotografia digital.
Quanto aos prémios, por ter sido o vencedor do Grande Prémio Banco Espírito Santo, destacou-se Pedro Correia (arrecadou o troféu em cima fotografado e 15000 euros). Pedro Correia tem 28 anos e é fotógrafo do Jornal de Notícias. Foi premiado pela fotorreportagem sobre o funeral do agente da PSP assassinado em Março de 2005 na Amadora. O júri escolheu esta fotografia pela "emoção que trasparecia em todos os sentidos da imagem - da esquerda para a direita, de trás para a frente".