quarta-feira, novembro 22, 2006

Remember the Night Parties

O que esperar de mais uma banda americana carregada de Pós-punk? Cada vez menos. Multiplicam-se os exemplos dos candidatos a novos Greenday na terra do Tio Sam, onde todos os adolescentes parecem agregar-se aos trios em formações do género. A tudo isto, os Oxford Collapse não são excepção. Sob a chancela da Sub Pop Records, aparece-nos rotulado de indie o mais recente cd da banda, Remember the Night Parties.

Vindos de Brooklyn, Nova Iorque, a isso não será estranho alguma influência de um som muito Strokes que aqui e ali pontua este mar Pós-punk com tiradas Rock. Tudo isto ainda soa a apenas outra banda do género, como tantas vistas e revistas. Quer ao nível do som, quer a nível do processo de crescimento junto ao público (MySpace da banda). Tudo isto é drasticamente verdade para os Oxford Collapse. Ainda assim, há algo de fresco neste trio.

“He’ll paint while we play” é um começo sem novidade, que à partida anuncia mais do mesmo. Tudo fica muito melhor em “Please visit your National Parks” , com um som mais moderno e arrojado, ao qual não se fica indiferente. “Loser City” faz positivamente lembrar os Greenday de Dookie, “For the Khakis and the Sweatshirts” relembra-nos que este não é um oásis no deserto, apenas mais um cd, tal como “Return of Burno”. “Lady Lawyers” vem em formato punk anos 90 e traz uma lufada de ar fresco, com uma refrescante presença de guitarras a suportar a esforçada voz de Michael Pace.

Refrescante também é “Let´s Vanish”, tributo ao Rock no contexto do álbum e uma das melhores músicas. A segunda metade do cd revela-se, aliás, bastante melhor do que a primeira. A comprová-lo está também “Kenny can’t afford it”ou a muito novaiorquina “Molasses”. “Forgot to write” mantém qualidade em ritmo baladeiro a abrir caminho para um final, relativamente, em beleza com “In your Volcano” em formato R.E.M.

Cd em formato quase regional, em contraponto com o que se esperaria de algo vindo da universal Nova Iorque. Um formato crescendo, que se torna mais agradável com as releituras de ouvir o cd mais de uma vez, mas que ainda assim não são suficientes para grande obra.

Título: Remember the Night Parties
Autor: Oxford Collapse

Nota: 6/10