sexta-feira, janeiro 06, 2006

Sloppy Joe


Verificam-se a nível mundial dois fenómenos que, aparentemente, seriam contraditórios. Se, por um lado, a famosa Aldeia Global ataca como ponta da lança que dá pelo nome de Globalização, por outro lado é visível a crescente oportunidade e importância dadas a fenómenos regionais e localizados. A Arte é um reflexo do seu tempo. E parte desta Arte, é a Música. E, dentro desta, vêm os Sloppy Joe.

Se também a música segue o padrão generalista da Globalização e percorre um rumo onde se procuram sons que atraiam o máximo de ouvidos possíveis, esta mesma música tem-se caracterizado pelo aparecer de ritmos alternativos a largas escalas. Rostos exemplificativos disso são Patrice, Gentleman, Sublime, Melo D, Blasted Mechanism ou, neste caso que se apresenta, Sloppy Joe.

Flic Flac Circus é um trabalho de 2004 onde esta banda portuense nos traz um navio a arder (referência à música Burnin' Ship). "We´re gonna burn this Ship", canta Marta Ren. E assim é. Tem-se a sensação de estar a ouvir a combustão conjunta de um navio onde viajam lado a lado o Ska, o Dub e, à proa, o Reggae. Inegáveis são semelhanças com projectos como os Terrakota e com todas as referências do género, bem patentes em todos os Ohohoh's presentes ao longo do cd.

Com inegável talento e muita maturidade para um primeiro trabalho, este "circo" tem na sua canção mais mediática 6 Little Monsters a versão mais Pop de todo este grande navio multi-étnico. Como exemplar máximo do aroma que se mistura entre Brasil, África e Jamaica, saltita O Calor. Cd que se ouve bem, despreocupadamente, com muito das agora tão em voga good-vibes e que faz ansear por mais destes Sloppy Joe.

Título: Flic Flac Circus
Autor: Sloppy Joe

Nota: 7/10