segunda-feira, fevereiro 13, 2006

See you later, alligator


Em See you later Alligator, Bill Haley & His Comets cantavam: "When I thought of what she told me / Nearly made me lose my head". Em Alligator, último trabalho dos, sem qualquer dúvidas, americanos The National, a história é outro. Aqui é ela que ficará de, perdoem-me a tradução literal, cabeça perdida perante o que ele diz. E o que ele diz, está bom de ver, já se estava mesmo a ver. A voz falante de Matt Berninger continua a falar dos mesmos temas, que sem piada se designam por brejeirice, com o toque que ele lhes confere escapa para o humor decadente. Sexo, muito sexo, mulheres e vida nocturna.
Ao quarto trabalho, os The National, apresentam-nos, sem papas na língua, mais do mesmo. Sem ser Lapaliciana, esta verdade é camuflada pela consistência, sim senhora isso ninguém lhes tira, e, honra lhes seja feita, pela qualidade. Que não sendo muita, não transbordando, também não se esconde. Mas esperava-se mais. Esperava-se um salto. Ficamo-nos por um mergulho pachorrento de um crocodilo. Mas chega de bater num ceguinho que, afinal de contas, até vê bastante bem.
Berninger, com o grande suporte do seu baterista-maestro Bryan Devendorf, continua a cantar (?) naquele tom muito falado, que por vezes parece ir buscar o que de melhor a escola de Jacques Brel ou Charles Aznavour ensinou ao mundo. Por outro lado, o country (sempre o maldito Country), mascavado de Alternative Country, aparece no que de pior este albúm nos traz. Pelo meio, uns coros muito à Franz Ferdinand e uma grande grande bateria. Com muito de Pop-rock à mistura (como não pode deixar de ser num single que se preze, "Abel" e´a prova guitarrada disso mesmo), os The National guardam para o fim de Alligator o melhor. Qual doce guardado para quem aguentou a refeição toda, "Mr. November" é a música com mais força, a mais pujante, onde melhor se enquandra todo o panorama lírico deste crocodilo noctívago.

Título: Alligator
Autor: The National

Nota: 7/10