sábado, novembro 04, 2006

Roots and Crowns

“Califone have always been stupidly underappreciated, and the further we stumble into the 21st century, the more this music starts to feel both familiar and necessary: Roots and Crowns is bluesy and soulful without reverting to revivalist schtick, and experimental without relying on blind cut-and-pasting. It is old and new, dirty and clean, alienating and accessible, sweet and ugly, organic and industrial, doting and vicious. It is one of the most quintessentially American records imaginable.”
em Pitchfork (Ler aqui)

Chega-nos da editora Thrill Jockey, este Roots and Crowns dos americanos Califone. Normalmente ligada aos campos tortuosos do experimentalismo e do folk, consegue a banda de Chicago trazer um álbum repleto de surpresas, novidades e misturas. Roots and Crowns traz Blues, Folk, Country, Rock, Electrónica. Serve-se como banda sonora, como musica ambiente, como conjunto de canções. Pode ouvir-se, pode cantar-se, pode pensar-se. O melhor de Califone.

Não será um cd muito coeso, certamente não se ouve do principio ao fim com a mesma força nem com a mesma toada, mas é sem duvida um dos melhores cds do género de 2006. Paradoxalmente, os Califone não esquecem as suas origens. Está cá o Folk como tentativa de padronizar tudo num som último. Ainda que isso seja difícil num cd que contém “Alice Crawley” (37 segundos de influência celta a servir apenas como sugestão para outra musica que se segue) e “Black Metal Valentine” (6 minutos e 16 segundos em melodias Rock que teimam em prolongar-se).

“Pink & Sour” abre o mote, com batida nativa por trás da voz de Tim Rutili, enquanto um ou outro riff se intromete. “Spider’s House”, em tom de Rock Alternativo é dos melhores singles do cd. Sequência lógica, ainda que mais puxada para o Folk parece “Sunday Noises”, da qual se afasta “The eye you lost in the cruzade”, mistura muito experimental de sons Rock. Tudo parece seguir a mesma onda, com mais ou menos melodia, até “The Orchids” (a tal, depois de “Alice Crawley”), outra boa musica, completamente dominada pelo Folk, ao fim e ao cabo, aquilo que os Califone dominam. Tudo segue encarrileiradamente nesta confusão de géneros até ao final pintado de Blues, “If you would”.

Califone a conseguirem temperar a sua história recente com inovação e um bocado de pragmatismo. O resultado é um conjunto desconjunto de musicas que prima pela qualidade, por isso mesmo. É possível fazer da Folk algo moderno.

Título: Roots and Crowns
Autor: Califone

Nota: 7/10