terça-feira, dezembro 20, 2005

Fórmula para o sucesso

"Já passaram 20 anos desde que António Variações morreu,(...) Deixou-nos uma obra tão pequena em extensão quanto grande pela originalidade, a ousadia e a intensa criatividade que ela carrega.
Não é de espantar que tivéssemos sempre sonhado com a revelação de canções inéditas,(...). Criaram-se as mais variadas lendas: que havia muita coisa, que não havia nada, que tudo se tinha perdido.
Foi neste contexo que encarei com um misto de alegria e apreensão o pequeno caixote cheio de cassetes que o irmão do António me entregou há quase 10 anos. Caramba! Canções novas do António! Mas ao mesmo tempo,que fazer com elas, por onde começar, como assegurar que elas não seriam utilizadas de forma descuidada ao invés do que merecia o seu criador?(...)
Mas quem é que tem tempo para ouvir cinquenta e tal cassetes, na lufa-lufa dos dias de hoje, no ambiente bem pouco calmo de uma editora multinacional?(...)
Assim, durante 2 ou 3 anos, carregámos este embaraço ('o que é que nós vamos dizer ao irmão do António?')"
David Ferreira, 9 de Novembro de 2004
A explicação para o fenomenal sucesso de Humanos ganha expressão neste excerto. O David Ferreira trabalhava há mais de dez anos neste projecto. E foi dois anos antes de ter escrito este texto que David Ferreira encontrou o desejado joker para honrar o seu adorado António Variações. Joker denominado por Nuno Galopim. O jornalista do Diário de Notícias revelou-se o lider que faltava e os dois, juntamente com Paulo Junqueiro, começaram a dar forma ao disco. Faltavam os intérpretes e músicos. Os intérpretes, depois de uma lista alargada, saltaram dois artistas indispensáveis. O terceiro? Era suposto só cantar uma, afinal duas, bem...três, finalmente quatro canções!
Com a persistência de David Ferreira, o perfeccionismo de Nuno Galopim, o empenho de Paulo Junqueiro e o talento de Manuela Azevedo, David Fonseca, Camané, Hélder Gonçalves, Nuno Rafael, João Cardoso e Sérgio Nascimento, ressuscitou-se Variações para, provavelmente, um dos melhores CD's que o público português ouviu na sua própria língua.
Muda de Vida, Maria Albertina, Teia, Na Lama, Rugas personificam os sentimentos eternos do irreverente autor pela qualidade de três vozes antagonicamente harmoniosas.