domingo, abril 30, 2006

Laramie


Laramie é uma peça de teatro invulgar. Normalmente quando me desloco a salas de teatro assisto à interpretação de histórias fictícias que pretendem tornar-se credíveis com o auxílio de actores e elementos cénicos. Laramie é o oposto. Os actores apresentam-se como tal e contam uma história verídica num espaço que pretende continuar a ser um simples palco.
Comecemos pela história verídica. A história que tornou a localidade norte-americana Laramie conhecida um pouco por todo o mundo. Um jovem de 21 anos, Matthew Sheppard, que era homossexual, foi violentamente espancado por dois jovens da mesma cidade, amarrado a uma vedação nos arredores da mesma e ali abandonado. Passaram-se dezoito horas de solidão ao frio até ser descoberto por um ciclista que a primeira percepção que teve foi que vira um espantalho. Alguns dias depois Matthew morreu no hospital.
A companhia de teatro Tectonic Theater Project parte para Laramie. Os actores liderados pelo escritor e dramaturgo Moisés Kaufman realizaram mais de duzentas entrevistas a habitantes da nova-capital-do-preconceito. E depois de satisfeito com a quantidade e qualidade dos testemunhos, Kaufman escreveu a peça levando-a à cena. A peça foi um sucesso nos EUA, sendo uma das peças mais representadas no país. E chega a Portugal. Pela mão de Diogo Infante, que a escolhe para a sua primeira encenação como director do Teatro Maria Matos.
Uma encenação muito boa. Com um palco aparentemente minimalista Diogo Infante consegue que oito actores contem uma história com cerca de 50 personagens, sem nunca se afastar do conceito criado por Kaufman. Contudo, o facto de 8 actores representarem 50 personagens simboliza um risco. Neste caso, os actores são razoavelmente bons e nenhum mete o pé na poça descaradamente. Numa avaliação pessoal, destacam-se pela positiva Pedro Laginha e Isabel Abreu. E pela negativa os (supostamente) mais experientes Adriano Luz e Fernando Luís.
A peça vale muito pela história, pela maneira como é contada e pela capacidade de se tornar num espaço de reflexão.
Para terminar, destaco a nova imagem do Teatro Maria Matos, é realmente muito acolhedora e incentivadora a futuros regressos. No entanto, não posso deixar de criticar o facto de venderem os bilhetes apenas no próprio teatro. O que se traduziu numa sala praticamente vazia.

Laramie
Texto: Moisés Kaufman
Encenação: Diogo Infante
Elenco: Adriano Luz, Fernando Luís, Flávia Gusmão, Isabel Abreu, Nuno Gil, Paula Fonseca, Pedro Laginha e Teresa Madruga.
Em cena no Teatro Maria Matos

1 Comments:

Blogger gonn1000 said...

Também gostei, faz todo o sentido tanto nos EUA como aqui.

9:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home