sábado, abril 14, 2007

Life in Cartoon Motion

Há um subgénero muito claro dentro da música Pop. Nunca afirmado pelos próprios autores mas desavergonhada e categoricamente demonstrado pelos seus trabalhos. O género em causa é o de um álbum que sobrevive à custa de uma única música. Regra geral, esta será radiofónica ao máximo, tocará em todo o lado, inclusive na sua cabeça, de preferência até ao ponto de o fazer esquecer que há mais músicas no resto do cd. Life in Cartoon Motion, do anglo-libanês Mika é exemplo disso mesmo.

Se tem estado pelo planeta terra nos últimos tempos, com certeza já se deparou com “Grace Kelly”, hino Pop a puxar pelo bate-pé, de ritmo acelerado e variações vocais de grande nível. Com referências aos Queen e aos Scissor Sisters, passeando, como em todo o cd, por ambientes entre o infanto-juvenil e a Pop perfeitinha de produção exagerada, a verdade é que “Grace Kelly” cumpre a função. Com distinção.

Mas, infelizmente, Life in Cartoon Motion não se limita ao seu single principal. Há ainda “Lollipop”, mistura de comercial infantil, musical colorido e pedaços de essência Pop desgarrada. De seguida, “My Interpretation” arrepia na sua simplicidade bacoca e desprovida de sentido para além do natural seguimento Pop-Rock pisado e repisado. Mais para a frente, aparece-nos “Relax, Take it easy”, um poço de ar onde respirar. Finalmente, a voz de Mika encontra material mais sustentável que assegure mais que a mera exploração desse filão. Com um toque das “confissões” de Madonna, é o mesmo ambiente, mas desta vez a remeter para a pista de dança. Espaço então para uma Pop dançante, já que a criança se mostra mais madura.

Para além desta curta exploração do que é, sem qualquer dúvida, uma óptima voz, o álbum passa sem notas nem reparos, numa triste banalidade que a ninguém agrada nem favorece. Talvez quando Mika passar a idade dos cartoons possamos assistir a uma exploração Pop conveniente e consistente, já que parece ser aí que ela melhor se movimenta. Porque a voz dele merece. Como gente grande, para a próxima, então.

Título: Life in Cartoon Motion
Autor: Mika

Nota: 4/10

2 Comments:

Blogger 13º SBSR said...

Sabiam que...O nome do grupo - Scissor Sisters - significa uma posição sexual entre duas mulheres!!

Mas agora o que interessa mesmo é que vamos poder dançar ao som desta banda no 13º Super Bock Super Rock.

Para saberes mais vai a
(blogue oficial SBSR 2007)
http://www.13sbsr.blogspot.com/
ou visita o site
http://www.superbock.pt/SuperMusic/SBSR/

Fiquem bem!

SBSR 2007

3:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Oh por amor de deus! A tentativa de fazer a diferença e de ser fora da norma é que fazem de "Life in cartoon motion" um dos melhores cds que já ouvi até hoje.
O Mika é Bestial.

7:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home