quarta-feira, janeiro 18, 2006

Linda Martini

No experimental e vasto mundo da música portuguesa, surgem de tempos a tempos nomes que se percebem serem maiores do que o projecto actual. Sucedeu-o com Ornatos Violeta, banda de um tamanho que Cão fazia prever, mas não consiga preencher. Sucedeu-se O Monstro precisa de amigos e, apartir daí, Manuel Cruz não parou. Em 2005, sucedeu o mesmo com The Vicious Five. Em 2006, entram em cena os Linda Martini.

Revelar-se-á ao longo deste post com o intuito de promover (se tal for necessário) os Linda Martini, que os nomes de The Vicious Five e, em especial, Ornatos Violeta não foram invocados em vão. Pegue o leitor numa grande panela (sim, leu bem, uma panela...). De seguida, coloque no recipiente os já citados The Vicious Five e os Toranja. Misture bem. Se a receita saiu mal, temos experimentalismo a mais com lamúria por demasia. Se a receita saiu bem, temos os Linda Martini. A meio caminho entre as guitarras pungentes dos eléctricos The Vicious Five e a força trovadora dos Toranja, aparecem os portugueses Linda Martini (nome de uma amiga italiana de Geraldes, um dos membros da formação.)

Com um cd programado para sair em Abril de 2006, o que se ouve de Linda Martini é o seu cd promocional. E este cd, promete. Numa corrida contra o silêncio, a linha de partida da banda é o hardcore, terreno que, estando sempre lá, nunca lá está e rótulo do qual eles, e bem, se sabem distanciar. Também não é só Hard-Rock de que falamos. Mas também não é uma descendência (se tal já pode haver) dos The Vicious Five. Nem se esgota numa corrente pós The Strokes (ou melhor dizendo pós Is This It?). A grande sensação que se cria é que os Linda Martini criaram um som próprio. Um som que veio para ficar.

Com referências, mas sem repetições, voltamos ao segundo parágrafo, onde, um leitor atento se recordará, se prometeu revelar a não coincidência da invocação dos Ornatos Violeta. De facto, tendo conseguido criar esse ambiente já muito seu, os Linda Martini, quer pela voz, quer pela força, quer pela originalidade, não conseguem fugir às comparações com a banda que lançou Manuel Cruz. Em especial, com o já citado Cão. Promessas à parte, espera-se que Linda Martini, no mínimo, cumpra o mesmo percurso.

Para já, antes do sucesso mediático, para melhor conhecer a banda, para além dos concertos, temos, inevitavelmente, a Antena 3. O tema Amor Combate é já um habitué da mesma.

Título: Linda Martini (Cd promo 05)
Autor: Linda Martini

Nota: 7/10

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

LINDA MARTINI vão actuar no FESTIVAL 7 ROCK, em Setúbal. Encerramento do Mês da Juventude. Final do 3º Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal. Sábado, 31 de Março, 22h00, na Capricho Setubalense (Largo da Misericórdia). A Não Perder!

11:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Os Linda Martini têm mesmo um som próprio, são mesmo fantásticos.


Gosto das tuas "críticas".


Beijo *

9:19 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home