terça-feira, maio 09, 2006

Get Physical Vol. 2 - 4th Anniversary Label Compilation


Parta-se, primeiro, de uma premissa: nunca há editoras que cheguem para saciar uma Alemanha faminta de música electrónica. A quantidade de editoras e sub-editoras com espaço próprio e subsistência garantida, de artistas (alemães e não só) e de clubes e discotecas activos faz com que só haja um caminho para todo este meio: exportar. Será, portanto, virtualmente impossível acompanhar todos os lançamentos por lá feitos, pelo que nos devemos sempre socorrer das compilações (note-se que as próprias editoras se apercebem desta necessidade, pois muitos dos seus lançamentos são exclusivamente editados em vinil e, por vezes, para agravar a inacessibilidade, não têm distribuição internacional) quando queremos diagnosticar o estado da música electrónica germânica.

Vamos por partes: a Get Physical foi criada em 2002 pela iniciativa dos M.A.N.D.Y. (Patrick Bodmer e Philipp Jung), juntamente com o DJ T. (Thomas Koch), os Booka Shade (Walter Merziger e Arno Kammermeier) e Peter Hayo (produtor dos Booka Shade). Confluíram para Berlim e, tendo afinidades musicais entre si, decidiram lançar o selo, chamando-o de Get Physical como que relembrando a tarefa fundamental a cumprir numa pista de dança. Em 2006, a Get Physical é já uma das mais proeminentes editoras da actualidade, em larga medida devido ao trabalho dos artistas fundadores. As colaborações e lançamentos de outras figuras têm progressivamente aumentado mas (e esta compilação é prova disto mesmo) a editora ainda depende do sucesso dos seus progenitores.

Já se viu, muito sucintamente, como nasceu e a importância que detém nos dias de hoje. Mas, ao longo destes quatro anos, e como é de esperar, não se manteve estática. O primeiro ano de vida foi influenciado, numa busca às origens, pelo House seminal de Chicago; o segundo, mais disfarçadamente, pela vaga Electroclash (ouça-se, para este efeito, a compilação do seu 2º aniversário). A partir de 2005 a Get Physical, nunca negando o seu código genético, isto é, incorporando o minimalismo Techno e House alemão, entrou numa fase de diversificação, tomando como objectivo o seu próprio nome. Ora é exactamente isto que revela a compilação do seu 4º aniversário.

Ao contrário de outros gigantes editoriais alemães (Playhouse, Kompakt, Gigolo...), a Get Physical denota claramente a tentação pelo risco e pela incoerência, ao juntar sob o seu catálogo sonoridades nem sempre concordantes. Este álbum de 73 minutos, remisturado e compilado pelos M.A.N.D.Y., não é feito a regra e esquadro, no sentido em que há elementos diversos que escapam ao tal código genético alemão: há disco, funk, groove e dub. Tem faixas tão distintas como a de abertura (“Na Na Na”, de Chelonis R. Jones), áspera e com um riff quase metaleiro, e a décima primeira (“Body Language”, M.A.N.D.Y. e Booka Shade), o maior êxito da editora em 2005, um must clubístico. Num aspecto há uma tentativa de equilíbrio: esta compilação não só resume do melhor que se fez naquela editora nos dois anos anteriores, como lança alguns possíveis hits futuros, de onde se destacam os da autoria do promissor Jona (“Yellowstone” e “Learning From My Mistakes”). Atenção ainda às remisturas feitas pelos The Fairy (que são, na verdade, Tiga e Jesper Dahlbäck), e pelo chileno Luciano, às pistas do nova-iorquino Chelonis R. Jones e de Lopazz, respectivamente.

O que falta, então, a esta compilação? Talvez o que falte à própria editora. O álbum de comemoração flui adequadamente, está muito bem remisturado, tem alguns êxitos reconhecíveis e uma agradável miscelânea estilística mas peca pela ausência de faixas verdadeiramente convincentes ou, mais que isto, arrebatadoras. Nisto a Playhouse e a Kompakt levam vantagem, pois apresentam um vasto catálogo onde pontificam nomes que criam música quase imediatamente reconhecível (casos de Isolée, Villalobos, Lindstrom, DJ Koze, Mayer, Superpitcher e Rex the Dog). À Get Physical apetece dizer, mas de um modo simpático, Get Real!.

Nota: 6/10