segunda-feira, outubro 02, 2006

O Sentinela


Eis que chega mais um policial americano. O sexagenário Michael Douglas interpreta o papel de Pete Garrison, agente americano responsável pela protecção da primeira dama. Gozando de um elevado estatuto dentro da sua força, graças ao tiro que apanhou em 1981 pelo presidente Reagan, isso não impede Garrison de se relacionar amorosamente com a primeira dama, a ponto de se ver envolvido numa intriga conspiracional onde pontuam a chantagem, o assassínio e a traição por parte de um colega dos serviços secretos.

Esta é a sinopse base deste filme imperceptível de Michael Douglas, como produtor. À excepção de um público-alvo muito específico, o interesse deste filme aproxima-se vertiginosamente da nulidade, e mesmo para os fanáticos do género, a televisão aparece recheada de bons motivos para não ir ver este O sentinela. Uma das razões será 24, mas para isso bem que poderá ver O Sentinela, onde Kiefer Sutherland não consegue despir a pele de Jack Bauer.

Sutherland entra no filme como David Breckinridge, o ex-melhor amigo e tutorando de Garrison. Caber-lhe-á a ele, a dada altura, encabeçar a operação contra Garrison, caminhando numa ténue linha entre a dedicação ao presidente e a fidelidade a uma antiga amizade. Para além destes dois atractivos, uma inócua e inexpressiva Kim Basinger (já sem o corpo e a sensualidade de 9 semana e meia) e a incompreensível presença da “desesperada” Eva Longoria, num papel demasiado discreto para merecer nome no cartaz.

Um filme com um bom ritmo, fruto da trabalhosa e omnipresente fotografia de Gabriel Beristain e da realização de Clark Johnson que, à Fernando Lopes, aparece também no filme. Uma adaptação de um livro de Gerald Petievich numa película que não convence, não faz história, não marca a carreira de ninguém, mas entretém por um par de horas. Agora no cinema, ou daqui a uns meses no Chiado Terrasse, na SIC. Pela positiva, apenas o regresso ao ecrã de Martin Donovan.
Título: O Sentinela
Realizador: Clark Johnson
Elenco: Michael Douglas, Kiefer Sutherland, Eva Longoria, Martin Donovan, Ritchie Coster, Kim Basinger, David Rasche e Clark Johnson
E.U.A., 2006
Nota: 5/10