quarta-feira, janeiro 18, 2006

A minha referência


Raúl Solnado quando interrogado sobre a qualidade do humor português actual respondeu peremptoriamente que era elevada. Desde sempre, nas mais diversas áreas, os velhos mestres tendem a desvalorizar as gerações jovens emergentes. Raúl Solnado, como velho mestre, teve a sensibilidade de confiar nos humoristas que vingam, actualmente, nos palcos portugueses.
A minha geração (sub-21) não tem o previlégio de ver, com frequência, Raul Solnado a fazer textos humorísticos. Mas temos o previlégio de conhecer outros comediantes com tanto valor como o Raúl Solnado ou o Vasco Santana.
Neste contexto, o nome de Miguel Guilherme assalta-me repetinamente o pensamento. Este futuro-velho-mestre alia qualidade e imaginação à exposição mediática necessária para ser reconhecido. Herman Enciclopédia e Fura-Vidas são os responsáveis pela exposição. O teatro é responsável pela qualidade e imaginação.
A minha atracção por teatro de comédia leva-me aos auditórios portugueses com regulariedade nos últimos três anos. Das várias peças de teatro que me fizeram rir destacaram-se duas: o Arte, pelo texto, pelos três actores ( Miguel Guilherme, José Pedro Gomes e António Feio), pela encenação, pela disposição; e o Jantar de Idiotas, pelo Miguel Guilherme a interpretar Francisco Pinho. Este é a minha referência de personagem para comédia. Francisco Pinho era perfeitamente expressivo sem faltar um único gesto ou entoação e sem os exageros que vulgarizam qualquer comédia.
Miguel Guilherme, actualmente, não está a deslumbrar nos palcos portugueses, mas pode ser visto na RTP1, todas as sexta-feiras à noite, com mais uma interpretação potencialmente aclamada pela crítica: "Bocage"

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Nada mais posso acrescentar à crítica sobre o actor Miguel Guilherme! Também assisti ao "Jantar de idiotas" e não há palavras para tão boa interpretação por parte do actor Miguel Guilherme! Que venham mais peças de teatro portuguesas com esta qualidade e com tão bons actores!

3:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home