quarta-feira, janeiro 04, 2006

Tanglewood Numbers


Pegue no pior de Pearl Jam, a sua parte baladesca, bem ao jeito de Rioct Act. Retire-lhe um pouco de força e revolta, mas junte-lhe um pózinho de misticismo e country. Eis o novo cd dos Silver Jews. A voz de Dave Berman continua a soar muito à de Eddie Vedder, com um pouco de Dylan, mas este mesmo Berman, personagem omnipresente nos Silver Jews, parece estar ausente ao longo do trabalho, não se notando tanto a sua força.

O grande problema de Tanglewood Numbers, cd último da banda, são os seus antecessores. Se Bright Flight, de 2001, se revelou um bom cd, o antecessor de Tanglewood Numbers, American Water, foi um cd bastante aclamado pela crítica e revelou-se de consistente qualidade. Como é hábito nestas alturas, Tanglewood Numbers não esteve à altura.

De resto, o som de Berman continua semelhante. Muito country, muita folk, aqui e ali uma tendência para o rock e para o pós-grunge. Tudo com uma aura muito southern-USA-ouvintes-de-Otis-Reding. Boas músicas em Sometimes a pony gets depressed, K-hole e uma muito boa There is a place. Num ano de não muita música do género, Tanglewood Numbers pode bem ser a resposta para os ouvintes de 2005.

Título: Tanglewood Numbers
Autor: Silver Jews

Nota: 6/10