domingo, setembro 24, 2006

The Pillow Man


Quando me foi apresentado este projecto, Espaço de Crítica Artística, eu aceitei-o por um motivo especial: tentar divulgar o teatro nacional. Na minha opinião, pouco valorizado em Portugal. São peças de teatro como The Pillow Man que não me deixam desistir.
Esta peça que está em cena no Teatro Maria Matos só não é extraordinariamente boa para o público (estupidamente) mais exigente.
Um escritor, num regime totalitário, é interrogado acerca do conteúdo grotesco dos seus contos e das suas semelhanças com uma série de homicídios infantis que estão a acontecer na sua cidade. Este é o ponto de partida de The Pillow Man.
Tudo está no limiar da perfeição. Texto, encenação, cenário, interpretação articulam-se pormenorizadamente cativando a plateia durante todo o tempo da peça e não só.
O texto de Martin McDonagh é excelente.Vasto no diálogo, inclui pequenos contos escritos pela personagem principal de narrativa absorvente. De realçar que durante a peça não se tem a habitual sensação que "esta ou outra cena estão aqui a mais". E para quem pensa que vai assistir a uma peça dominada pela tensão, surpreende-se com o frequente humor negro de eleição.
A encenação é a estreia de Tiago Guedes (realizador do filme Coisa Ruim). E certamente não será a última. O sucesso parte do aproveitamento do largo palco para criar espaços inesperados. Prolonga-se na cadência ritmada das cenas, na extensão do espectáculo e acaba na exímia escolha dos actores.
A interpretação é perfeita! Gonçalo Waddington (brilhante a contar as suas histórias) e Marco D'Almeida (com um atraso mental inteligente) destacam-se porque atingem perfeições mais exigentes. Albano Jerónimo (o "brutamontes"-não-protótipo) e João Pedro Vaz (um pseuso-intelectual) não podiam ir mais longe.
The Pillow Man está em cena no Teatro Maria Matos até ao dia 15 de Outubro.

2 Comments:

Blogger Ensaio said...

Fiz uma nova crítica a esta peça de teatro. Senti que esta crítica não está completa.

8:01 da tarde  
Blogger Ensaio said...

http://criticaartistica.blogspot.com/2006/10/pillow-man-ii.html

8:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home