terça-feira, dezembro 27, 2005

God save the Queen


Here I stand victorious.

Assim começa o mais recente trabalho de originais de Robbie Williams. E de facto, bem que o menino rebelde da Inglaterra nos acena do topo dos topos, no que à música Pop diz respeito. A história da música do século XX ensinou-nos que sensivelmente cada década tem os seus momentos, os seus movimentos e os seus nomes. Se tomarmos em conta a música Pop, um fenómeno onde surgem bandas e afins duma cartola mágica, aparentemente interminável, mas que com a mesma facilidade e magia, desaparecem, qual coelho na mesma cartola, os nomes que restam ao fim da tal década serão ainda menos.
Mais ou menos Sugababes, com cheirinho ou sem de Backstreet Boys, surgem apenas dois grandes nomes no reinado da Pop. O rei Madonna e a rainha Robbie Williams. E se Madonna vai já pensando, dada a sua excelsa idade, em succesões (Princesa Gwen Stefani?), Robbie Williams parece querer afirmar que o trono é seu. O resto já se sabe.
Robbie Williams precisa do mexerico e do seu corpinho como de pão para a boca se quer vender alguma coisa. De música, o cd tem muito pouco, ainda que outra coisa não fosse de esperar. Ainda assim, um ou outro pormenor, uma chegada aos U2, uma toada mais intimista e melancólica, quebrada pelo single Tripping, e muita muita palha. Mas não é isso que se pede a Robbie Williams. Pedem-se posters no quarto das meninas, ringtones dos seus singles a ecoar nos telemóveis e muita inveja dos meninos. Se tudo for regado com escândalos e desavenças, melhor. E aí, dêmos a mão à palmatória, ele é a Rainha. E como dizem os ingleses, God save the queen.

Para terminar, um pequeníssimo parágrafo retirado do site da EMI.

Robbie Williams conquistou 21 singles top dez, e isso só na Inglaterra. Seis de seus álbuns chegaram à primeira posição nas paradas inglesas e suas vendas globais actualmente estão em mais de 35 milhões. Desde a última contabilização, ele tinha 15 prêmios Brit (um recorde), três Ivor Novellos, um prêmio da Q Magazine por composição e todos os tipos de prémios da MTV pelo mundo fora. Live at Knebworth, o álbum comemorativo gravado em três noites em 2003 em que ele tocou para 375,000 fãs (outro recorde), foi o disco ao vivo mais rapidamente vendido que a Inglaterra já viu.

Por isto tudo, a esta altura, dirá Robbie Williams aos ex-parceiros de banda: Take that!

Título: Intensive Care
Autor: Robbie Williams

Nota: 5/10