terça-feira, dezembro 27, 2005

Segundo


Segundo é o nome do segundo álbum dos Toranja. Álbum que foi editado este ano. Para os não-ouvintes desta banda o título parece pecar descabidamente na originalidade. Para os conhecedores de Esquissos o nome é óbvio, segundo perde a forma de numeração ordinal para passar para fracção de tempo. Se é assim tão óbvio também não é original.
Segundo, enquanto álbum, segue as pisadas do anterior, nomeadamente quanto aos temas abordados e forma de expressá-los. Tiago Bettencourt revela-se, mais uma vez, como um intérprete com voz "engraçada" que, no entanto, se destaca pela qualidade da escrita.
É esta qualidade da escrita, leia-se letras das músicas, que me prendem a esta banda. Temas como Ensaio, Só Eu Sei Ver o Sol a Nascer, Contos ou Doce na Mão, são exemplos de harmonia perfeita. Letras que transmitem sentimentos diversos vividos por cada um de nós nas mais variadas situações tornam-se neste harmonia perfeita, por serem acompanhadas de sons intrinsecamente associados à voz e pensamento de Tiago Bettencourt.
O álbum apresenta-se com sonoridades intercaladas, a músicas ditas melancólicas (como Laços) sucedem-se músicas mais enquadradas no rock (como Ensaio). Eu, pessoalmente, retiraria alguma melancolia a este CD e acrecentava outros temas (como Fome) que estão para ser editados.
"Desfaz-se o tempo em rotinas e vontades, em projectos e verdades, em desgostos que se alastram, em vestígios destorcidos, de nascentes que encontramos."