terça-feira, abril 04, 2006

No Teatro da Trindade


O Teatro da Trindade apresenta-se nos dias de hoje como um dos pólos mais atractivos para o público de teatro. Com quatro espaços: Sala Principal, Sala Estúdio, Teatro Bar e Teatro Politécnica, a diversidade de espectáculos é muita. Um dos espectáculos que está actualmente em cena é a peça "Como Tornar-se Um Fora-Da-Lei De Sucesso (em 10 breves lições)" da autoria e encenação de Pedro Górgia, com interpretação do próprio e de Nuno Machado. Esta peça está em cena na Sala Estúdio.

A Sala Estúdio está longe de ser das salas mais confortáveis de Lisboa, numa peça que dure mais de uma hora a cadeira torna-se inimiga da mesma. No entanto, tem as suas qualidades. E Pedro Górgia soube aproveitá-las. As duas principais são: o palco e o ambiente familiar que a sala propicia.

A peça afigura-se como uma comédia física. Isto quer dizer que não há texto, o que se torna num grande handicap para a captação de público. A sinopse que nos é previamente apresentada também não é a perfeição da apresentação. Mesmo assim, a minha expectativa era alta. Era alta na medida em que, conhecendo relativamente bem o Pedro Górgia como actor, estava à espera dum grande desempenho da sua parte. Ele não me desiludiu. Mas não tinha qualquer tipo de referência relativamente a Nuno Machado. E não gostando de qualificar os actores por um papel isolado, neste caso apetece-me dizer que ele está fantástico, indo muito para além da simples réplica na contracena com Pedro Górgia, tendo também ele os seus momentos brilhantes. Portanto, os dois actores demonstram que não estão a atirar-se de cabeça para um abismo quando decidem fazer teatro físico. Pelo contrário, sabem que são bons na expressividade corporal e que se podem destacar de muitos actores.

A encenação. (Nesta peça quando falo de encenação falo em tudo que não seja desempenho individual dos actores, desde a música até às ideias que costumam estar implícitas no texto dos actores.) Esta é praticamente perfeita. Perfeita porque o factor surpresa surge a qualquer momento e não apenas em circunstâncias de maior clímax. Perfeita porque durante os 60 minutos (que permite estarmos todo o espectáculo confortavelmente sentados) não nos lembramos que não há texto escrito, tal é a diversidade de elementos a prender-nos a atenção.

Ontem Pedro Górgia ao falar na rádio sobre o teatro de comédia realçou a importância da dicotomia entre actores e público. Na peça esta dicotomia é evidente. No final ficamos com a sensação de que não estivemos ali por acaso. Ficamos com a sensação que fomos convidados por Pedro Górgia e Nuno Machado.
Um pequeno destaque para uma terceira personagem que tem o difícil trabalho de durante a hora do espectáculo ter só as mãos em palco.

Já tinha saudades de ver Pedro Górgia em cena, fico com vontade de voltar a ver o Nuno Machado e na expectativa por novas encenações de Pedro Górgia.

Para quem estiver interessado em ver "Como Tornar-se Um Fora-Da-Lei De Sucesso (em 10 breves lições)", o bilhete só custa €8 ou €5,60 para jovens com menos de 25 anos e, está em cena só até dia 16 de Abril.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Queria só informar que o Nuno Machado estará em cena no Teatro de Bolso em Setúbal, com a peça "A Boda Deslumbrante" de Luisa Costa Gomes e apresentada pelo Teatro de Animação de Setúbal, a partir de 15 de Junho.

12:25 da manhã  
Blogger Ensaio said...

Obrigado pela informação.

8:43 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

só para dizer que fui ver a peça ao teatro de Estarreja e ADOREI!obrigada, eu é que vos posso agradecer o fantástico serão que me propiciaram depois de uma semana cinzenta.

10:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home