terça-feira, abril 25, 2006

Ken Park



Ken Park - Quem és tu?, um filme de 2002 em que Larry Clark volta a pegar no tema da adolecência para trazer para a ribalta uma sociedade moralmente podre. Quem é Ken Park, o míudo skatter que se suicidou (e se suicida, no início do filme) numa pequena cidade da Califórnia? Explicar quem é Ken Park, não é explicar a sua história, é explicar que meio é este onde ele se movia e que consome muito mais vítimas do que aquelas que notícicas show-off dão a conhecer.

Ken Park é um desenrolar magnoliano das vidas de 4 adolescentes, Shawn, Tate, Claude e Peaches. Sinopticamente, Shawn tem um caso com Rhonda, a mãe da sua namorada; Tate masturba-se enquanto se sufoca e tem uma erecção quanda assassina os avós; Claude é sexualmente molestado pelos pais; e Peaches é a ninfomaníaca cujo pai é obsessivamente religioso. Ficção? São os nossos vizinhos do lado, a geração Ken Park.

Larry Clark volta a trazer-nos um retrado desapiedado, cru e nu (literalmente) de uma geração desencantada, sem motivações ou projectos. Uma parte da América que esta exporta com a globalização, mas que é geralmente escamoteada, varrendo-se a culpa para debaixo do tapete que é a ausência da família. Em Ken Park, há uma falta de moral morbidamente apaixonante, um retrato de uma juventude que se espalhava pela América e que se nuns casos deu bons resultados (relembrar a Seattle dos anos 80), noutros mostrou o pior do imediatismo não pensado americano (Ken Park, Bowling for Columbine, Elephant).

Clark volta de novo a ter algo Tchekoviano na sua obra. Como, por exemplo, na obra O Tio Vânia, em Ken Park regista-se sobretudo um ambiente generalizado de inércia, um estado geral de onde não se afiguram saídas, melhoras ou projectos, onde só sobresai o pardieiro onde se vive. Por outro lado, a expressão "de novo" não é utilizada em abono de Larry Clark. Sem a pertinência posta em causa, não se pode abusar constantemente do choque para expôr os mesmos temas. Após Kids, sobretudo, Clark manteve-se exactamente na mesma onda, o que, não sendo propriamente mau, já chega.

Título: Ken Par - Quem és tu?
Realizador: Larry Clark e Edward Lachman
Elenco: James Ransone, Tiffany Limos, Stephen Jasso, James Bullard, Mike Apaletegui, Adam Chubbuck, Wade Williams, Amanda Plummer, Julio Oscar Mechoso, Maeve Quinlan, Bill Fagerbakke e Larry Clark
EUA 2002

Nota: 6/10

1 Comments:

Blogger gonn1000 said...

É desiquilibrado e até redundante para quem conhece a obra de Clark, mas tem o seu interesse. 6/10, pois.

1:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home