quarta-feira, outubro 18, 2006

You Should Go Ahead


Sem ponta de parcialidade, fechando os olhos e esquecendo que os You Should Go Ahead (YSGA) são do meu país e coabitam comigo na capital, apetece dizer que o álbum homónimo da banda, lançado em Maio deste ano, é apenas razoável. Não me interpretem mal: dá prazer escutá-lo. Para quem gosta de rock e faz frequentemente uma certa refinação do gosto, este disco tem as suas particularidades – a introdução de elementos típicos do punk, a domesticação desses mesmos atributos pela ambiência pop, uma ou outra disrupção sónica, aqui e ali os Franz Ferdinand e em quase toda a parte os Sonic Youth -, mas provavelmente peca por falta de uma sonoridade global que conquiste e convença que se está a ouvir algo pela primeira vez.

Toda a gente anda às voltas com alguma coisa, mas alguns não sabem o que hão-de fazer com esse Cérbero que é a originalidade. Uns dizem que a criatura já morreu e portanto nada guarda. No entanto, desenganem-se, pois o monstro está cada vez mais inteligente. Os YSGA sabem ao que vêm e brandem com naturalidade as suas influências via myspace (The Chameleons, Duran Duran, Sonic Youth, The Cure, Killing Joke e Talking Heads), sem pejo algum. E fazem bem. Assim haverá um público leal disposto a descobrir essas subtilezas só deles.

Entretanto lembrei-me que nesta terra parece existir rock com sangue novo, ligando os Loosers, os Vicious Five, os Green Machine e os Frango, entre outros. Ouvindo algum deste rock percebe-se que os YSGA têm o seu lugar e se uma compilação saísse imortalizando estes grupos, temas como Alien Discotheque, Like When I Was Seventeen e Wake Up Song não estragariam o alinhamento, embora 2 Dias e Seventy One fossem faixas a evitar.

Num ano de boa colheita, os YSGA são banda a não esquecer. Espera-se pelo próximo álbum e por algo de novo a juntar ao que já têm de bom.

www.myspace.com/ysga

Nota: 6/10