A Intérprete

Aquele que seria o primeiro filme com autorização para rodar cenas dentro do edifício das Nações Unidas vale, no fundo, por três nomes. Nicole Kidman, Sydney Pollack e Sean Penn. Nicole Kidman é, nos últimos anos, a grande referência da representação feminina de Hollywood. Isto porque consegue aliar à beleza cândida e ao inegável talento, uma faceta valiosa: a versatilidade. Se por um lado conseguimos vê-la na versão mercantilista mainstream de Hollywood (em casos como Mulher Perfeita ou este próprio A Intéprete); por outro não é incomum vê-la em cinema alternativo (Dogville e Moulin Rouge) e mesmo em filmes de culto (De olhos bem fechados.)
O realizador de O Talentoso Mister Ripley, já tinha trabalhado com Nicole Kidman em Cold Mountain (filme de que talvez seja melhor não falar de todo..), onde foi produtor. Em A Intérprete, Pollack volta a demonstrar que é acima de tudo um exímio contador de histórias e que, como no citado filme sobre o Senhor Ripley, é audaz a deixar sair informações a conta gotas para os espectadores.
E depois temos Sean Penn. Pollack também já tinha produzido um filme de Penn, Paixão em Florença, e, agradecemos-lhe todos nós, trouxe-o para este filme. Sean Penn, depois de Mystic River, A última caminhada ou I am Sam - A força do amor, começa a desenhar-se como um dos melhores actores actuais. E se este filme não é, porque não deixa, um filme para Penn brilhar, é um filme para confimar que Penn está destinado para vôos maiores.
Quanto ao resto do filme, à parte destes três colossos, não tem muito para apresentar. É um clássico filme de suspense, com algumas cenas que, sim senhor, conseguem fazer suster a respiração e que tem na curta aparição de Earl Cameron como Zuwanie um pormenor interessante. Perde muito por se colar demasiado a tudo o que são clichés do género, pelo previsibilidade do fim e, acima de tudo, pelo moralismo das cenas finais e pelo terrível Happy ending.
Fica mais um filme na já extensa lista dos três nomes supra-citados e aquilo que será talvez mais tarde recordado como uma excelente oportunidade de ver Nicole Kidman e Sean Penn contracenarem.
Título: A Intérprete
Realização: Sydney Pollack
Elenco: Nicole Kidman, Sean Penn, Catherine Keener, Jesper Christensen, Maz Jobrani, Tsai Chin
EUA, 2005
Nota: 5/10
2 Comments:
"De olhos bem fechados" filme de culto?
Como filme ultimo filme de Kubrick, pela história do filme, pelo tipo de público que aflui ao filme, sim, mantenho, filme de culto.
Enviar um comentário
<< Home