segunda-feira, janeiro 08, 2007

LCD Soundsystem - 45:33


O gigante da indumentária desportiva Nike associou-se ao líder ocidental da eletrónica de consumo estilizada, a Apple. Juntos desenvolveram um sistema que permite ao utilizador comum do iPod Nano monitorizar o seu desempenho nas suas corridas de manutenção e, portanto, a sua performance física. Um sensor/emissor colocado em compartimento próprio nas sapatilhas da Nike e um receptor acoplado ao iPod Nano calculam o número de passos, a distância percorrida, o ritmo e as calorias queimadas, informando o utilizador enquanto ele ouve música. Há depois que efectuar o registo no sítio da Nikeplus para que o utilizador possa acumular os dados estatísticos e compreender melhor o seu progresso, ao mesmo tempo que é estimulado pela integração numa comunidade mundial de atletas amadores amantes do jogging e, quem sabe, de música.

Para compôr o ramalhete, precisava-se de um segundo capítulo para as (agora) séries Nike+ Original Run, de um set de 45 minutos que propulsionasse o corredor durante as fatigantes corridas, após a contribuição menos notada dos The Crystal Method, também em 2006. Viraram-se para os LCD Soundsystem, numa escolha que tem tanto que ver com os méritos e tendências musicais da banda (algumas das remisturas de James Murphy tinham, talvez inadvertidamente, uma cadência que se ajusta à passada) como com a notoriedade da mesma junto de um certo público, cada vez mais indefinido, habitualmente fiel aos leitores da Apple.

É provável que o grupo, perdão, James Murphy tenha dado uma resposta rápida. O melhor dos nova-iorquinos vem ao de cima nas suas faixas com mais de seis minutos, como a obrigatória "Losing My Edge" e as essenciais versões de "Yeah", onde podem espraiar confortavelmente os elementos disco, punk e funk ao longo de camadas sucessivas e sincronizadas, brincando com as pistas e gerindo sabiamente a escalada até ao clímax, e a posterior descida. Nas faixas curtas, apesar de boas, não há tempo para tudo isto. Nos quase 46 minutos minutos de 45:33 há tempo para quase tudo.

Escalpelizando rapidamente 45:33: Tudo começa com uma linha melódica sintetizada em aceleração, surgindo de seguida a melodia do piano, simplicíssima, mas que marcará o ritmo para a entrada da bateria e da voz, que nos diz: “Hey! Your love away from me… You can’t hide… But shame on you!” – é mesmo Murphy a falar com o corredor, embora shame on you talvez não seja o que se pretende ouvir quando se começa um esforço. A partir daqui o set flui naturalmente, na linguagem que já está indelevelmente associada aos LCD Soundsystem. O 9º minuto assinala a primeira passagem séria do set, do piano comum no estilo house para o crescendo disco-electro decorado com uma suave melodia de sinos digna dos Hot Chip. São 8 minutos fortíssimos que exigiam edição em 12’’, e isto era tão óbvio que no próximo álbum de originais da banda (Sound Of Silver), prestes a sair, a este segmento de 45:33 é acrescentada uma letra e é dado um nome e uma posição – "Someone Great", a 4ª pista do disco. Do 18º minuto ao 27º, sensivelmente, há espaço para uma deriva funk com tiques de odisseia espacial em busca do prazer. Do 28º ao 38º há vozes robóticas e um electro-funk frenético e futurista, sendo que a partir do 34º minuto o ritmo começa a baixar, no que deverá marcar o começo do declínio físico do corredor. Eles estimaram a resistência de corrida do indivíduo médio em 38 minutos, e o que resta serve para alongar ou descomprimir do esforço realizado, em 7 minutos que Brian Eno não desdenharia.

45:33 é, enfim: Peça fundamental para a compreensão desse fenómeno recente que são os LCD Soundsystem; um exercício essencial na música electrónica moderna, apesar de aquém do já lendário E2-E4 de Manuel Göttsching; e uma motivação para os preguiçosos começarem a cuidar do seu físico. Com este set, não há desculpas para não suar.

Nota: 8/10