sexta-feira, novembro 10, 2006

3 Peças Breves

3 Peças Breves são, sem surpresa, 3 peças breves de três vultos do Teatro português. Pegando em histórias já existentes, reformulam-nas e reciclam-nas para lhes conferir uma adaptação ao fim teatral que desejam. Jorge Silva Melo, José Maria Vieira Mendes e Manuel Wiborg sãos os nomes que assinam estas 3 peças breves.

Jorge Silva Melo oferece-nos Num país onde não querem defender os meus direitos, eu não quero viver, a partir de Michael Kohlhaas de Heinrich von Kleist, uma peça que foi pela primeira vez posta em cena em Julho de 1997, no Festival X. Jorge Silva Melo é um nome que dispensa apresentações. Co-fundador do Teatro da Cornucópia, com peças publicadas (por exemplo, António, um rapaz de Lisboa), longas-metragens, documentários, larga ligação ao Teatro (nomeadamente, nos Artistas Unidos) e podemos ainda ler a sua crónica “Os Meus Locais” na revista Magazine Artes.

A peça breve de Jorge Silva Melo é, sem paninhos quentes, a melhor das três que o livro apresenta. Em jeito de contador de histórias, de bardo, como num serão antigo, junto a uma lareira, onde a tradição oral era a única forma de preservar as histórias, Jorge Silva Melo conta-nos a história de Michael Kohlhaas, um homem que não teve medo de ir em busca do que achava ser justo e acabou condenado por isso

José Maria Vieira Mendes traz-nos Dois Homens, a partir de Franz Kafka, posta em cena em 1998 no ciclo Sem Deus Nem Chefe1. Kafkiana é, de facto, a adaptação, mas em exagero e nem sempre pelas melhores razões. Com pouca fluidez e ritmo, a peça não se consegue desprender de Kafka, demasiado presente na adaptação. Quanto a Manuel Wiborg, nome do Teatro, Cinema e Televisão, assina O Amante de ninguém, a partir de textos de Dostoievsky, uma peça posta em cena no mesmo festival da peça anterior. Uma peça sobre o amor, a impossibilidade deste, em modos e contextos pouco ortodoxos, com histórias cruzadas e dois monólogos finais bastante interessantes.

Uma palavra para a Editora Cotovia que, felizmente, nos vai permitindo a nós, leitores, ter acesso a vários textos de Teatro, perfilhando-se como uma das principais editoras neste ramo.

Título: 3 Peças Breves
Autores: Jorge Silva Melo, José Maria Vieira Mendes e Manuel Wiborg

Nota: 5/10