sexta-feira, dezembro 23, 2005

Há peças de teatro, no registo cómico...


Há peças de teatro, no registo cómico, onde nomear uma ou duas cenas como as mais hilariantes (se chegarem a tal) é imediato. Há peças de teatro, no registo cómico, com sequências de piadas tão previsíveis que chega a ser angustiante ter um QI superior a 2. Há peças de teatro, no registo cómico, com actores que recorrem aos clinchés mais básicos para conseguirem ouvir os tão desejados aplausos.
Em Coçar Onde é Preciso, as cenas hilariantes são tantas que é difícil no grupo de amigos, que se deslocou à Casa do Artista, chegar a um consenso para escolher as melhores. Em Coçar Onde é Preciso, José Pedro Gomes, o autor do texto, surpreende-nos com essa sua nova faceta, apresentando um texto familar suficientemente imprevisível. Em Coçar Onde é Preciso, José Pedro Gomes, O ACTOR, dá crédito a todos os críticos e amantes de teatro que o intitulam como um dos melhores actores de comédia a pisar os palcos portugueses.
O "portuga" é definido com um precisiosmo deslumbrante e completamente afastado do "tuga" televisivo que nos invade a casa diariamente em programas de pseudo-humor. José Pedro (Sempre sozinho!) acrescenta, ainda, uma série de personagens comuns na vida do "portuga" e essenciais para darem a réplica aos seus comportamentos.
Coçar Onde é Preciso, depois do sucesso em Lisboa, vai percorrer o país já no início de Janeiro de 2006. Leiria, Aveiro, Guarda, Santarém, Porto, Coimbra, Faro, Braga, Bragança e Vila Real são os distritos contemplados na digressão, que decorrerá de 07 de Janeiro a 31 de Março, além de uma representação nos Açores e duas em Cabo Verde - uma na Cidade da Praia e outra no Mindelo -, num total de 24 representações.