quinta-feira, março 16, 2006

Cruisin' Alaska


Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band presents...

Que música fariam, hoje, os Beatles? Cruisin' Alaska, álbum do português The Weatherman, é a resposta. Álbum assumidamente Pop, Cruisin’ Alaska vem vincar uma diferença e um conceito no panorama musical português e internacional. Música Pop não é uma atitude, é um som, não necessita de ritmos frenéticos, não necessita de banalidades, não tem de recorrer à electrónica para viver numa animação permanente.
A verdade é que The Weatherman também usa a electrónica e, aqui e ali, deixa-se rasteirar por uma guitarrada muito Pop-Rock, mas consegue, acima de tudo, um dos melhores, e mais puros, álbuns Pop dos últimos tempos. Começando por "About Harmony", faixa que abre o cd, cedo se percebe que são os Beatles quem manda neste reinado. E continua-se, com "Looking for guarantees", música de um universo muito LSD. Mas também cedo se percebe que há algo mais que paira no ar.
Por altura de "Keep up the good vibes", tudo se torna claro. Os Beach Boys também foram convidados para a festa. É assim que, no seu cruzeiro, Weatherman consegue realizar a epopeica proeza de juntar os dois ícones major da cena Pop dos anos 60 num condensado pautado pelo que a tecnologia pôde desenvolver nos anos que faltam pelo meio até aos nossos dias.
O "metereólogo" de serviço é Alexandre Monteiro, gaiense de 26 anos, que consegue neste cd, mais que criar a sua obra-prima, dizer "Alto e pára o baile, que eu estou aqui!". Cruisin' Alaska é um grande cd, com grandes músicas ("If you only have one wish", "I sustain", "Keep up the good vibes" ou "One of us is the Observer"), um single bem radiofónico ("People get lazy") e, muito certamente, um dos melhores, senão mesmo o melhor, álbum Pop português de 2006. Mas fica, acima disto, a certeza de termos uma promessa.

Título: Cruisin' Alaska
Autor: The Weatherman

Nota: 8/10