sexta-feira, janeiro 06, 2006

XS

Um conceito arquitectónico diz que, menos é mais. Este conceito veio revolucionar a arquitectura, rompendo com uma máxima que surgiu sensivelmente a meados do Séc. XVI, em que, mais ornamentação e fausticidade, resultavam em bom gosto e, essencialmente, muito dinheiro.
Com esta ruptura, surgem espaços amplos, onde a luz natural é uma prioridade a ter em conta pelo arquitecto.
E se a tudo isto juntarmos um espaço pequeno, como é o caso de postos de nadadores salvadores nas praias, quiosques, paragens de auto-carros, casas de jardim, entre outros, aumenta o desafio de aplicar este conceito.
Para provar que nem o pouco espaço é impeditivo de criar maravilhas, este livro apresenta mais de 38 exemplos internacionais de pequenas arquitecturas que condensam o melhor da produção contemporânea.
Uma coisa é certa, o livro está repleto de imagens que só por si mereciam um registo. Fica um tributo à imaginação, e originalidade dos arquitectos e à capacidade de tornar realidade a imaginação por parte dos engenheiros que têm também um papel fundamental.
Só tem uma falha, ainda não existe nenhuma edição portuguesa, por isso somos obrigados a dominar a língua dos “nuestros hermanos”. Mas, aqui para nós, que ninguém nos ouve, o mais importante mesmo são as imagens, o (pouco) texto serve como complemento, se bem que precioso. E, quem sabe, juntar o útil ao agradável de aproveitar aprender uma língua estrangeira que nunca ocupa espaço.

Autores: Phyllis Richardson e Lucas Dietrich.
Editora: Gustavo Gili
1ª edição: 2001